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domingo, 15 de setembro de 2013

Aladdim

O jogo foi lançado em 1993 e, como você pode imaginar, é baseado no filme da Disney de mesmo nome, que estreou nos Estados Unidos apenas um ano antes. Embora o filme chegou à Espanha na época da festa de Natal sendo 1.993, tornou-se rapidamente um dos meus clássicos favoritos da Disney, enquanto ainda hoje eu conheço a maioria de suas canções.

O jogo segue aproximadamente o enredo do filme, com um desvio ocasional, e é o típico jogo de plataforma 2D com uma geração que cresceu jogando Snes. Como Aladdin, nós podemos correr, saltar, deslizar usando um pedaço de pano velho, saltar e dar cambalhotas em pilhas de estabilidade duvidosa,  e pegar pães e frangos assados para recuperar energia (na verdade, Aladdin come quase tudo que ele encontra no chão). Como curiosidade, podemos também atordoar os inimigos, jogando algumas maçãs.
Como em todas as plataformas desse genero, nosso objetivo é chegar com segurança a partir do canto esquerdo da tela para a direita, esquivando-se para isso de todos os obstáculos que se interpõem entre nós e a saída, por exemplo, guardas jogando barris, guardas com arcos, bumerangue e vasos com pernas, alguns com asas. Ok, talvez a variedade de inimigos não seja o destaque deste jogo, mas é que as fases são mais focadas em desafios acrobáticos na luta, e acredito que há muito terreno a cobrir na base dos pulos.

Felizmente para o jogador, Aladdin é muito mais ágil do que o famoso Prince of Persia, contemporâneo e como o nosso herói, também teve que salvar sua amada de um vilão do mal. Nos gráficos sem queixas, os detalhes dos personagens são grandes e facilmente distinguíveis, e os cenários são todos reconhecíveis: as ruas de Agrabah, a Caverna das Maravilhas, o palácio do sultão ... e no interior da pirâmide, onde Aladdin deve encontrar o seu fiel e peludo amigo Abu.

A música MIDI é incrível, com temas retirados do filme e outros criados especificamente para o jogo e igualmente cativantes. Algumas das cenas mais originais e divertidas são aquelas que são desenvolvidas dentro da lâmpada mágica.

Há uma fase com o tapete, mas, felizmente, em vez de ser perseguido por uma onda de cinco metros de altura e 800 º C de temperatura enquanto se esquiva de pedregulhos giantescos, Aladdim voou Agrabah ao som da melodia de um mundo perfeito, abraçando Jasmine, enquanto pega os diamantes. A verdade é que é uma fase relativamente indefinida, porque não podemos mesmo morrer no curso da viagem, por isso, se dada a escolha, eu prefiro a fase da lava.

Na época, a minha parte favorita do jogo foi o confronto final com o astuto Jafar, que, como todo vilão que se preze, tem duas partes: a primeira uma que flutua no ar, vasos invocados e usa um relâmpago, e a outra que é transformado em uma cobra gigante e tenta nos atingir com presas venenosas.

Ao contrário de outras licenças multi-plataforma, no caso de Aladdin foram distribuídos dois conjuntos diferentes, um para o Super Nintendo, e um para o Mega Drive, que a maioria de profissionais considera o melhor. E, certamente, seria melhor se nós considerássemos apenas os gráficos, que parecem muito ao estilo dos desenhos animados graças à participação de alguns animadores da Disney no desenvolvimento do jogo. No entanto, depois de ter jogado o suficiente para ambas as versões, devo dizer que o Super Nintendo de Aladdin supera seu homônimo da Sega.

Se um dia você estiver entediado e quiser matar o tempo de plataformas de 16 bits mais decentes do que complicadas de uma chance de jogar Aladdin no Super Nintendo. É um bom exemplo do bom trabalho da Capcom na época e também inclui uma dose generosa de magia da Disney.

Um comentário:

  1. Um icone em jogos deste genero, gostava muito da fase da lava, era a mais dificil do jogo, com uma jogabilidade impressionante para o então 16 bits da epoca.

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