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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

STREET FIGHTER ALPHA 2


Fabricante: Capcom

Gênero: Luta
Ano de lançamento: 1996
Em 1996, pleno auge de Playstation e Saturn e início de Nintendo 64, a Capcom ousa e porta um de seus maiores hits para o Super Nintendo. Lançado originariamente para a placa CPS2 de arcades da Capcom em 27/02/1996, Street Fighter Alpha 2 recebeu o único port para 16 bits ao ser adaptado ao Super Nintendo.
A versão SNes apresenta abertura fiel á original, mid-bosses, diálogos pré-bout, provocações, tela de versus, tela de vitória, finais (mesmo que reduzidos), e várias poses de vitórias (de 2 a 6 por personagem). Até a super provocação do Dan está presente, assim como o fake hadouken de Ryu e as roladas de Ken, entre outros golpes mais diferenciados. Em relação à versão original, há esperados cortes na quantidade de quadros de animação dos personagens.
Também estão presentes os vários ícones de vitória, que mudam de acordo com o golpe final dado no respectivo round.
Nas opções é permitido escolher o nível de dificuldade, som estéreo ou mono, configurar os controles, definir o tempo limite de cada round, o número máximo de rounds, o nível de dano dos golpes, 3 velocidades de jogo, e habilitar ou não a escolha de defesa automática. Durante as partidas, ao pausar e apertar Select, é possível reconfigurar os controles.
Personagens

Todos os 18 personagens principais da versão arcade estão presentes. Em relação ás outras adaptações caseiras, não estão presentes Evil Ryu, Classic Zangief e Classic Dhalsim. Essas versões Classic são as versões de Street Fighter II Champion Edition, que obviamente não tem defesa aérea nem super combos, mas que apresentam outras regalias que não merecem atenção no momento.

Para compensar, nessa versão está presente a roupa alternativa (clássica) da Chun-li. E Shin Akuma está presente, mas não é controlável.
Todos os personagens tem 4 cores selecionáveis.
Cenários

Há cortes nas animações de elementos dos cenários, mas estão todos os cenários do arcade estão presentes, inclusive o da Austrália, disponível como cenário secreto. Cada personagem tem seu próprio estágio e música. Não está presente o cenário da cachoeira, do Street Fighter Zero 2 Alpha.

Jogabilidade

Todos os elementos estão presentes, como custom combos, alpha counter, defesa aérea, cair de pé, super combos em todos os 3 níveis.

A jogabilidade apresenta atalhos como comandos simplificados / diferenciados. (Ex: o especial Somersault Justice de Charlie pode ser feito mais facilmente se o último comando direcional for cima+trás; soltar um botão tem o mesmo efeito que apertá-lo quando se solta uma magia, o que facilita combos).
Há slowdowns, que alteram moderadamente a jogabilidade em relação ao original. O SNes é famoso por ter jogos convertidos com jogabilidade alterada, e talvez essa conversão seja uma das mais 'comprometidas'.
Sons

O jogo apresenta muitas vozes e efeitos. As músicas são as mesmas do arcade, porém inferiores tanto em relação ao potencial do SNes quanto á versão arcade, mas no geral estão boas, umas muito boas e outras nem tanto.

2 comentários:

  1. Esse talvez, seja o melhor jogo de luta da era super nintendo. Cada personagem tem suas caracteristicas proprias e varios macetes escondidos.

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  2. Um presente maravilhoso da Capcom para os jogadores de Super Nintendo!

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